Encontre aqui

Cidadania

18 de Dezembro de 2015 às 11h30

Plataforma permite que cidadãos opinem sobre as decisões que impactam São Paulo

Um único clique tem grande poder no Votenaweb, site apartidário que desde outubro apresenta, de forma simples e resumida, os projetos de lei em discussão na Câmara Municipal de São Paulo. Nele, qualquer internauta pode se manifestar lendo a íntegra das propostas, votando contra ou a favor, comentando ou enviando mensagens diretas aos vereadores.

A Câmara de São Paulo é o primeiro legislativo do Brasil a participar da iniciativa criada em 2009 para disponibilizar projetos de lei do Congresso Nacional. Hoje a plataforma já contabiliza 380 mil usuários e mais de 8 milhões de votos em 5800 projetos de lei cadastrados. “Nosso objetivo é simplificar a linguagem das propostas, permitir que os cidadãos discutam os projetos, que os parlamentares saibam a opinião das pessoas e ainda dar um retorno mais rápido para a sociedade”, explica Fernando Barreto, diretor executivo da Webcitizen, empresa responsável pelo Votenaweb.

Para participar é obrigatório efetuar um cadastro com nome, sobrenome, data de nascimento, CEP e e-mail, o que possibilita um perfil mais detalhado dos usuários e, por consequência, facilita a avaliação dos resultados das votações. Depois disso, o usuário já pode exercer sua cidadania avaliando os projetos.

As propostas estão divididas em algumas categorias: por partido, por classificação (de “urgente” a “irrelevante”) e por temas (administração pública, ambiente, aposentados, benefícios sociais, cidades, consumidor, criança e adolescente, cultura, drogas, economia, educação, eleição, energia, esporte, homenagem, internet, justiça, necessidades especiais, saúde, segurança, trabalho e transporte). Também é possível separar por mais recentes, apenas do Senado, apenas da Câmara, mais polêmicos, mais votados e mais comentados.

A iniciativa tem grande reconhecimento no Brasil e no exterior. Já foi apresentada em reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) e no Fórum Mundial pela Democracia, em Strasbourg, na França.

Acesse o site: www.saopaulo.votenaweb.com.br

indicas.com.br

COMENTÁRIOS

O2 Autolab.png
waxgreen