Encontre aqui

Cidadania

12 de Maio de 2016 às 10h20

Caminhada de observação de pássaros acontece uma vez ao mês em São Paulo

Desde maio de 2014, acontece em São Paulo uma caminhada mensal de observação de aves, gratuita e aberta a todos os públicos. Batizada de “#vempassarinhar”, ela era exclusivamente realizada no Parque do Instituto Butantan, mas a partir de abril de 2016 passou a acontecer também em outros parques do município, como Ibirapuera. A atividade costuma ocorrer no último sábado de cada mês, mas os interessados devem acompanhar a página do Observatório de Aves – Instituto Butantan para conferir datas e locais, divulgados com no mínimo cinco dias de antecedência.

Fácil de acompanhar, o trajeto tem duração média de três horas, por conta das frequentes paradas para ver com calma as diferentes espécies e ouvir seu recital de flautas. Os participantes são sempre conduzidos por um ornitólogo, que se preocupa não apenas em localizar e identificar as aves, mas também em transmitir curiosidades e informações sobre ecologia e história natural.

Em seguida, todos são convidados a participar de um piquenique, por isso é muito importante levar algo para compartilhar. Na sequência, acontece o “Papo de Passarinho”, um bate-papo descontraído sobre natureza com pesquisadores ou representantes de entidades voltadas à conservação. Entre os temas que já foram abordados estão, por exemplo, “onças-pintadas na Mata Atlântica”, “a vida dos beija-flores” e “a natureza da Costa Rica”.

“Esse trabalho surgiu como parte dos nossos esforços para disseminar a observação de aves como uma forma de lazer acessível a qualquer pessoa. Os observadores desenvolvem uma profunda conexão com a natureza e isso os incentiva a atuar ativamente pela conservação. Promover a formação de novos observadores de aves é uma ação concreta de conservação da biodiversidade e também traz inúmeros benefícios para a saúde física, mental e social das pessoas que praticam a atividade”, destaca Luciano Lima, pesquisador coordenador técnico do Observatório de Aves do Instituto Butantan.

Serviço
Local: Parque Ibirapuera (encontro na organização UMAPAZ)
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 (Portão 7A)
Outras informações: (11) 5572-1004 | observatoriodeaves@butantan.gov.br | www.facebook.com/observatoriodeavesibu

(Foto: reprodução - página oficial do Observatório no facebook)

indicas.com.br

COMENTÁRIOS

O2 Autolab.png
waxgreen