Encontre aqui

Cidadania

04 de Julho de 2014 às 11h43

Feiras de troca de brinquedos mostram às crianças o verdadeiro valor das coisas

ONG Instituto Alana ensina aos pais como organizar seu próprio evento

No ano passado, foram registradas mais de 100 feiras de trocas de brinquedos em São Paulo. O número, que representa o dobro de 2012, demonstra o crescimento desse movimento na cidade. Tratam-se de eventos autônomos, organizados por indivíduos ou instituições, que contam com o suporte do Instituto Alana, ONG com diversos projetos baseados no olhar sensível para a infância. “O objetivo é promover uma reflexão sobre as opções de lazer e cultura que oferecemos às nossas crianças, muitas vezes essencialmente pautadas pelo consumo”, explica Renata Franco, coordenadora da organização.

Nessas feiras, o valor dos brinquedos não é comercial, mas simbólico e afetivo. As crianças são instigadas a conversarem sobre a história do brinquedo e sobre como é possível se divertir com ele. Desse modo, os pequenos precisam se comunicar para completar a troca, o que faz com que pratiquem sua autonomia e habilidade de negociação. O desapego e a frustração também estão em jogo, uma vez que se doa um objeto querido e já que nem sempre a criança consegue o brinquedo que quer.

“Esperamos que em 2014 o número de feiras cresça ainda mais e que esta prática se torne parte das opções cotidianas de lazer das crianças, pois a aderência a este estilo de evento, de alguma maneira, representa uma mudança de olhar para a cultura da infância”, ressalta Renata.

Os pais que se identificam com a proposta podem organizar sua própria feirinha com a vizinhança ou os amigos da escola, por exemplo. No site do Instituto Alana há um passo a passo para que seu evento seja um sucesso. Tudo para ensinar nossos filhos, da maneira mais divertida, a importância de refletir sobre o consumo exagerado, responsável pela utilização desnecessária de recursos do nosso planeta.

Para checar data e localização das próximas feiras ou saber como montar a sua, acesse: http://mobilizacao.alana.org.br

(Fotos: Divulgação)

indicas.com.br

COMENTÁRIOS

O2 Autolab.png
waxgreen