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Cidadania

08 de Agosto de 2014 às 09h38

Site promete amenizar conflitos entre consumidores e empresas

Plataforma lançada pelo governo federal promove o diálogo antes que o problema chegue à justiça

Quem nunca teve problemas ao realizar uma compra? As soluções são muitas vezes burocráticas e cansativas. Por conta disso, o governo federal lançou recentemente um site que permite que o cliente descontente encontre com a empresa uma alternativa para o problema, evitando que o caso vá ao Procon ou ao tribunal.

É simples, rápido e gratuito. Qualquer pessoa pode utilizar o serviço, desde que a reclamação não seja feita em nome de terceiros. Porém, para que o consumidor consiga usufruir da plataforma a empresa precisa ter se inscrito anteriormente (veja todas que já participam clicando aqui).

Antes de tudo é necessário fazer um cadastro, fornecendo dados pessoas como endereço e CPF, e então procurar a companhia na barra de pesquisa. Se encontrada, deve ser preenchida uma lista com detalhes da compra e depois o cliente é convidado a redigir um texto com o pedido à empresa. Nessa etapa há possibilidade de anexar quaisquer documentos. Após esse contato inicial, a organização tem um prazo de dez dias corridos para responder.

Atualmente o portal funciona em 14 estados, entre eles São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A previsão é de que a partir de setembro ele já esteja disponível em todo o país.

Acesse em Consumidor.gov.br.

indicas.com.br

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