Encontre aqui

Cidadania

11 de Abril de 2014 às 11h07

Deixe São Paulo mais verde. Não custa nada!

Moradores podem retirar gratuitamente em parques mudas de árvores para o plantio na cidade

Não é novidade para ninguém que São Paulo é uma cidade cinza. As áreas verdes são escassas perante o tamanho do município e de sua população, além de mal distribuídas, e ao mesmo tempo, com exceção de algumas regiões privilegiadas, os bairros sofrem com a falta de árvores para dar vida à paisagem. No entanto, o que pouca gente sabe é que qualquer um pode contribuir para melhorar essa situação. E o melhor, sem desembolsar nenhum centavo.

Há algum tempo a prefeitura mantém uma campanha permanente de incentivo à arborização, por meio da qual os paulistanos podem retirar gratuitamente mudas para serem plantadas em algum lugar da metrópole. Para participar, os moradores devem ir a um dos parques municipais participantes da iniciativa e informar o endereço do plantio - se ele é em frente de casa, no quintal ou na calçada, e levar um comprovante de residência em seu nome e um documento com foto. A pessoa também terá que assinar um Termo de Responsabilidade com um questionário onde serão descritas as características do local onde a planta será colocada.

A espécie será indicada pela equipe dos viveiros de acordo com esses dados. Se o plantio for feito na calçada, é preciso que ela tenha uma largura mínima de 1,80 m, e a prefeitura pede que a pessoa retire a árvore em um carro aberto para que ela seja transportada adequadamente. O cidadão ainda receberá orientação técnica e uma cartilha de arborização urbana ilustrada com dicas para o cuidado da planta.

Veja abaixo a lista de parques na zona sul onde você pode retirar sua muda:

Parque Barragem de Guarapiranga (Jd. Guarapiranga)
Parque Cordeiro Martin Luther King (Chác. Monte Alegre)
Parque Eucaliptos (Super Quadra Morumbi)
Parque Guanhembu (Jd. Guanhembu)
Parque Guarapiranga (Parque Alves da Lima)
Parque Ibirapuera (Vila Mariana)
Parque Independência (Ipiranga)
Parque Jardim Herculano (Jd. Herculano)
Parque Lina e Paulo Raia (Vila Guarani)
Parque M´Boi Mirim (Jd. Ângela)
Parque Nabuco (Cidade Ademar)
Parque Sete Campos (Cidade Ademar)
Parque Santo Dias (Capão Redondo)
Parque Severo Gomes (Granja Julieta)
Parque Shangrilá (Grajaú)

Por: Lucas Rizzi

indicas.com.br

COMENTÁRIOS

O2 Autolab.png
waxgreen