Encontre aqui

Cidadania

12 de Maio de 2015 às 10h45

Parque na zona sul ganha playground acessível para crianças com deficiência

No início do mês de maio, foi realizada a inauguração de um playground acessível para crianças com deficiência e mobilidade reduzida no Parque Cordeiro, no bairro Chácara Monte Alegre. A iniciativa é da ONG Anna Laura Parque para Todos (ALPAPATO), em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

O projeto disponibiliza espaços estruturados que proporcionam alegria e integração, uma vez que oferecem recursos lúdicos para que crianças com e sem deficiência tenham um momento de troca de experiências. Com isso, todas têm a chance de brincar de forma segura e ampliar suas habilidades motoras, cognitivas e sensoriais. Os brinquedos têm diferentes utilidades e trabalham partes específicas do corpo. O balanço duplo, por exemplo, favorece o controle cervical e de tronco. Já o trepa-trepa, que tem várias alturas, fortalece a ação dos membros superiores e ajuda na noção espacial da criança.

“Tudo começou com a partida de nossa filha precocemente. A partir daquele momento decidimos fazer coisas que dessem alguma razão à sua partida. Vimos no exterior um brinquedo acessível e minha esposa me perguntou se havia isso no Brasil. Quando voltamos, pesquisei e me dei conta de que há muito pouco desenvolvido para que nossos parques também sejam direcionados a crianças com deficiência. E assim o projeto teve início”, conta Rodolfo Fischer, idealizador da ONG.

O Parque Cordeiro foi o segundo em São Paulo a ter playground acessível. O primeiro foi inaugurado na AACD da Mooca, em 25 de janeiro do ano passado. Mas a ideia do projeto é acelerar o passo e conseguir adaptar quatro parques todos os anos.

Serviço
Endereço: Rua Breves, 968, Chácara Monte Alegre
Horário de funcionamento:
todos os dias, das das 7h às 18h
Mais informações: http://annalaura.org.br/

indicas.com.br

COMENTÁRIOS

O2 Autolab.png
waxgreen