Encontre aqui

Comer e Beber

11 de Agosto de 2014 às 12h03

Bar na zona sul oferece aulas gratuitas de produção de cerveja

Brassagem coletiva promovida pelo Tchê Café acontece às terças-feiras, a partir das 19h

Todas as terças-feiras, o bar Tchê Café oferece uma aula gratuita de produção artesanal de cerveja. Os clientes acompanham de perto e aprendem o passo a passo da chamada brassagem, a primeira etapa da fabricação desta que é a bebida mais consumida pelos brasileiros. Nenhum tipo de inscrição é necessária, basta aparecer e se juntar ao grupo.

“Basicamente, a brassagem é o preparo do mosto, um líquido feito de água e malte que após fermentado ganha o nome de cerveja. O processo envolve as etapas de moagem do malte, mostura, filtração do mosto, fervura, separação do trub, resfriamento e inoculação da levedura”, explica Flavia. Pode parecer complicado, mas tudo é feito na prática, em uma sequência que dura aproximadamente quatro horas.

As etapas seguintes de fermentação, maturação e carbonatação são feitas posteriormente no bar, mas os interessados em aprender o ciclo inteiro de fabricação podem pedir a explicação completa da sommelier. “Todos saem daqui aptos a fazer sua própria cerveja em casa”, garante. Quando a cerveja está pronta, três semanas depois, os 20 litros resultantes ficam armazenados na “bomba de gasolina” do Tchê Café e são degustados gratuitamente às quartas-feiras, a partir das 20h.

Assim como o bar, a aula tem clima bastante informal, como se fosse uma roda de amigos. “É algo bem descontraído mesmo e diferente a cada vez porque sempre testamos sabores e inventamos uma nova cerveja. Já fizemos de limão siciliano, chimarrão, xarope de amora, pimenta rosa, café. Os clientes também trazem sugestões e ingredientes especiais que queiram testar”, conta.

Se bater uma fome, uma dica é provar o kibe de malte, especialidade da casa feita com o malte das cervejas produzidas nessa aula. A porção sai por R$ 19,80.

Serviço – Aula gratuita de cerveja artesanal
Local: Tchê Café
Endereço: Av. Washington Luís, 5628, Campo Belo
Datas e horários: todas as terças-feiras, a partir das 19h
Entrada: gratuita
Mais informações: (11) 5031-7537 ou www.tchecafe.com.br

indicas.com.br

VEJA TAMBÉM

Onde Comer e Beber

Alto da Boa Vista
Campo Belo
Granja Julieta
Jardim Marajoara
Outras
Vila Cruzeiro
Vila Nova Conceição
Brooklin
Chácara Santo Antônio
Itaim Bibi
Moema
Santo Amaro
Vila Mariana
Vila Olímpia
O2 Autolab.png