Encontre aqui

Comer e Beber

18 de Março de 2015 às 11h42

O verdadeiro sorvete gourmet

O chef sorveteiro Francisco Santana garante: o melhor sorvete é aquele que não tem ingredientes artificiais

Há alguns anos, sorvete era sorvete e ponto. Até que, assim como aconteceu com tantas outras guloseimas, ele entrou na “onda gourmet” e brotaram pela cidade diversas casas de sorvetes artesanais. Mas, segundo o chef Francisco Santana, confeiteiro com especialização em sorveteria, nem sempre o prometido é aquilo que é entregue. “Muitos, na verdade, não têm feito um sorvete gourmet, pois manipulam produtos industriais. O artesanal é confeccionado do começo ao fim, com ingredientes naturais e que conhecemos a origem”, explica.

Para saber reconhecer as enganações, sua principal dica é que o cliente observe bem as cores: “Um sorvete de menta, por exemplo, não pode ter um verde quase radioativo, assim como um de morango também não deve ter um rosa muito acetinado, ou um aroma muito forte. Essas características evidenciam o artificial”.

Observando essa falha no mercado e também a demanda crescente em São Paulo, Francisco inaugurou em junho do ano passado, na Vila Madalena, a Gelado – Sorvetes Gourmet, a primeira escola de sorvetes da cidade. Por enquanto, o local oferece cursos profissionalizantes apenas para quem já trabalha com gastronomia, mas neste ano serão abertas aulas voltadas para amadores. Assim, qualquer um poderá aprender a fazer um sorvete do zero, 100% natural e artesanal, que agrade o paladar dos exigentes paulistanos.

Ficou com vontade? Então conheça três sorveterias artesanais e faça seu julgamento:

Cuordicrema

Inspirada no conceito de produção italiano, ela tem o lema “noi lo facciamo di fronte a tutti”. Pelas paredes de vidro da cozinha, os clientes podem observar os sorvetes enquanto são elaborados, abrindo seu apetite para escolher entre as 18 opções de sabores disponíveis por dia. Algumas receitas inusitadas são chocolate branco com creme de limão siciliano, caipirinha de maracujá, cenoura com beterraba e fruta do conde. Os pedidos são servidos no tradicional copinho ou em um cone preenchido com chocolate belga derretido.

R. Manuel Guedes, 349, Itaim Bibi. (11) 3071-3147

Bacio di Latte

A sorveteria montada pelo italiano Edoardo Tonolli em parceria com o escocês Nicholas Johnston tem orgulho de seu rigoroso critério na hora de escolher os ingredientes. A avelã, por exemplo, vem de Piemonte, enquanto o pistache é importado de Bronte – ambos da Itália. Essas e outras matérias-primas dão origem a até vinte sabores servidos diariamente, livres de conservantes artificiais. Apesar de serem tentadoras as versões de chocolate (com diferentes porcentagens de cacau), o destaque são os de fruta, feitos como um sorbet, à base de água e açúcar orgânico. Nas cubas podem ser encontradas versões como jabuticaba, pera, limão com hortelã, açaí branco e pitanga.

Alguns endereços:
Av. Rouxinol, 576, Moema. (11) 5041-1690
Morumbi Shopping (piso térreo) - Av. Roque Petroni Junior, 1089, Chác. Santo Antônio. (11) 5181-7125

Freddo

Nascida em Buenos Aires, em 1969, a sorveteria é o lugar certo para as formiguinhas de plantão. Sua marca são os sorvetes com doce de leite argentino – sem contar os light, há nada menos do que oito no cardápio: tradicional, com amêndoas, com brownies, com coco, com flocos de chocolate, com doce de leite tentação, com pedaços de tablete Vauquita, com creme e biscoitos banhados no chocolate. Se essa dose de açúcar não for suficiente para você, a casa também trabalha com sundaes prontos: um deles leva sorvete de doce de leite (é claro), sorvete de chocolate, pequenos suspiros e calda de frutas vermelhas.

Alguns endereços:
Shopping JK Iguatemi – Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi. (11) 3152-6128
Rua Normandia, 22, Indianópolis. (11) 3562-1654

(Foto: divulgação Cuordicrema)

indicas.com.br

COMENTÁRIOS

VEJA TAMBÉM

Onde Comer e Beber

Alto da Boa Vista
Campo Belo
Granja Julieta
Jardim Marajoara
Outras
Vila Cruzeiro
Vila Nova Conceição
Brooklin
Chácara Santo Antônio
Itaim Bibi
Moema
Santo Amaro
Vila Mariana
Vila Olímpia
chinaeats_vertical