Encontre aqui

Comer e Beber

17 de Agosto de 2015 às 09h35

Aprenda a fazer um pudim impecável

Difícil achar quem não goste de pudim de leite condensado. O doce tradicional é o favorito dos almoços em família e, apesar de ter uma receita muito simples, algumas recomendações básicas podem fazer toda a diferença para um pudim gostoso se transformar em um pudim perfeito. Confira a seguir:

Ingredientes:

- 6 colheres de sopa de açúcar

- 1 lata de leite condensado

- 1 lata de leite (mesma medida do leite condensado)

- 3 ovos

Modo de preparo:

- Em uma fôrma de pudim (20 cm de diâmetro), coloque as colheres de açúcar e leve ao fogo médio para preparar a calda. “Após o açúcar ficar com uma cor caramelo claro e com os torrões dissolvidos, coloque um pouco de água quente e mexa”, explica o chef Marcos André, proprietário da loja Senhor Pudim, em Moema. Nessa primeira etapa, tome muito cuidado para a calda não cozinhar tempo demais, pois ela pode ficar amarga.

- Depois de pronta a calda, vá virando a fôrma para que ela se espalhe pelo fundo e pela lateral da mesma. Reserve.

- Em outro recipiente, bata bem o leite condensado, o leite e os ovos e deixe a massa descansar por 15 minutos. Se você prefere o pudim bem lisinho, opte pelo batedor manual. Já se gosta dos furinhos use um liquidificador por alguns minutos, pois ele adiciona ar à massa durante o batimento, que fica preso na hora de assar, dando origem aos furos.

- Com a ajuda de uma colher, segure a espuma que se formou na superfície e despeje a massa na fôrma onde está a calda.

- Com um papel-alumínio na parte superior (sem encostar na massa) para evitar a formação de uma crosta, leve ao forno médio (180° C) por uma hora e meia. A temperatura também é essencial para definir se o pudim terá ou não furinhos – um pudim sem furinhos pede uma temperatura baixa, enquanto um com furinhos é o oposto.

- Segundo o chef Marcos, não é obrigatório colocar em banho-maria, mas esse cuidado ajuda a garantir um cozimento mais rápido e uniforme do pudim. Se a água colocada for quente, entretanto, isso também colaborará para um resultado com furinhos.

- Ainda de acordo com o especialista em pudins, depois de assado o doce deve esfriar antes de ser levado para a geladeira, onde deve ficar em média 4 horas antes de ser servido.

- No momento de desenformar, o segredo para que o pudim não se despedace é esquentar um pouco a fôrma na chama do fogão para que a calda amoleça, passar uma faca sem ponta nas laterais e virar de uma vez sobre o prato. Assim seu pudim sairá perfeito, como deve ser.

Para conhecer casas da zona sul especializadas em pudins, acesse a matéria abaixo:
Pudins também ganham casas especializadas

(Foto: Senhor Pudim - por André Olivetto)

indicas.com.br

COMENTÁRIOS

VEJA TAMBÉM

Onde Comer e Beber

Alto da Boa Vista
Campo Belo
Granja Julieta
Jardim Marajoara
Outras
Vila Cruzeiro
Vila Nova Conceição
Brooklin
Chácara Santo Antônio
Itaim Bibi
Moema
Santo Amaro
Vila Mariana
Vila Olímpia
O2 Autolab.png