Encontre aqui

Saúde e Beleza

16 de Julho de 2018 às 20h20

O Incrível Kefir

Conheça os benefícios deste alimento probiótico poderoso e fácil de preparar

O uso do Kefir é milenar, acredita-se que os primeiros povos a descobrir seu potencial nutritivo foram os habitantes das regiões montanhosas do Cáucaso, entre a Europa e a Ásia.

Hoje sabemos que os seus benefícios vão muito além das qualidades nutricionais elementares, o Kefir é um alimento vivo composto por um conjunto de organismos probióticos preciosos para nossa saúde e bem estar, pesquisas mostram que ele pode contribuir para o(a):

- Aumento da imunidade;

- Tratamento de doenças intestinais;

- Construção de densidade óssea;

- Combate contra as alergias e a asma;

- Perda de peso;

- Melhora na digestão da lactose;

- Eliminação do fungo cândida;

- Desintoxicação do corpo.

Estes são apenas alguns dos benefícios desse alimento, quando consumido diariamente.

Kefir emagrece?

Por gerar uma sensação de saciedade, ele colabora para que aquela vontade de comer besteiras entre as refeições diminua, além disso ele melhora o funcionamento intestinal, portanto ele pode ser um aliado na luta contra a balança.

Existem dois tipos de Kefir, o Kefir de Leite e o Kefir de Água, o mais comum é o de leite, mas quem sofre de intolerância severa à lactose tem a outra opção.

Como preparar o Kefir de Leite

Assim como o iogurte ou a coalhada, o preparo do Kefir pode ser considerado um ato de cultivo. A primeira coisa a se fazer é conseguir os Grãos do Kefir, existem sites especializados e grupos nas redes sociais, onde eles são doados.

1. Em um recipiente de vidro coloque 300 ml a 1 litro de leite, conforme a quantidade desejada.

2. Adicione uma colher de sopa de Grãos de Kefir e misture ao leite - evite usar colher de metal.

3. Cubra o recipiente com um pano - que deve ser preso com um barbante ou elástico - e deixe em temperatura ambiente por 12 à 24h, até que o leite se transforme em uma espécie de iogurte.

4. Coe o leite fermentado em um pote, separando-o dos Grãos de Kefir, que devem ser lavados com água corrente, enxaguados e usados na mesma hora para um novo ciclo de produção.

O leite fermentado do Kefir, ou simplesmente Kefir, fica ótimo com granola e frutas como, maracujá, morango, amora, manga e mamão. Podendo ser adoçado preferencialmente com mel. Outra opção é usá-lo, substituindo o iogurte, em molhos para saladas.


Saiba mais nos sites:
drjulianopimentel.com.br
probioticosbrasil.com.br
indicas.com.br

COMENTÁRIOS