Encontre aqui

Notícias

12 de Julho de 2016 às 10h42

5 canais no YouTube para aprender receitas vegetarianas e veganas

Basta uma breve pesquisa para compreender o tamanho dos impactos que o uso de produtos de origem animal tem para a sustentabilidade do nosso planeta. Muitos não sabem, mas a produção de carne é a maior causa do desmatamento do Brasil e demanda enormes volumes de energia e água. Deixar de comer carne um único dia da semana pode evitar o desmatamento de 6 metros quadrados de floresta e economizar cerca de 700 litros de água.

Além disso, diversos estudos comprovaram que uma dieta sem carne ajuda na prevenção de uma série de doenças crônicas e degenerativas, tais como: cardiopatias, diabetes, hipertensão arterial, obesidade e câncer. Isso sem falar no sofrimento de 65 bilhões de animais criados e mortos anualmente no mundo, que passam por confinamento intensivo (muitas vezes sem possibilidade de se mexer), procedimentos de mutilação, privação de seus comportamentos naturais básicos, entre muitos outros abusos da indústria.

Mesmo se você não é vegetariano ou vegano, considere a possibilidade de diminuir seu consumo de produtos de origem animal. Pode ser mais fácil e gostoso do que parece. E para te ajudar existem diversos canais no YouTube com ótimas receitas. Confira abaixo:

VegetariRango

Desde 2012, o irreverente Flavio Giusti posta vídeos de “culinária vegetariana sem frescura”. O canal é atualizado toda segunda-feira com receitas curiosas e inusitadas, com títulos como “Nuggets de Legumes da Sadio” ou “Torresmo Porco Feliz”. Muitas das receitas ensinadas não têm nenhuma preocupação em ser light ou saudáveis, apenas gostosas, mostrando que vegetarianos e veganos podem sim comer muita coisa boa. Algumas delas são coxinha de jaca, nutella vegan, tacos mexicanos e paçoquita.

O apresentador também usa o espaço no YouTube para postar vídeos explicativos, como “10 perguntas sobre veganismo”, “Saiba tudo sobre ovo”, “Minha transição para o vegetarianismo” ou “Carne x Câncer”.

Presunto Vegetariano

Quando perguntava em alguma lanchonete se tinha algo vegetariano, Paula Lumi costumava ouvir com frequência a resposta “tem esse de presunto e queijo”, daí a ideia do nome do canal. A designer e fotógrafa é apaixonada por culinária desde pequena e compartilha receitas vegetarianas e veganas nutritivas e saudáveis.

Entre doces e salgados, ela ensina a fazer delícias como quibe assado de grão-de-bico, calzone de abobrinha, hambúrguer de ervilha, cuscuz marroquino, estrogonofe de berinjela, bombom de alfarroba, curau, doce de leite vegano e bolo de milho.

VegTube

O canal tem a missão de divulgar um estilo de vida saudável por meio da culinária vegetariana e vegana. Passa receitas de maneira didática e descontraída, ajudando os internautas com dicas sobre como escolher os ingredientes e as melhores opções para substituição de alimentos com carne, ovos e laticínios. Algumas receitas encontradas no canal são: lasanha de abobrinha, fondue de alcachofra e espinafre, quiche de alho poró, pão integral fofinho, homus de grão de bico, strudel de maçã, cookies de aveia, bolo de coco e banana.

Panelaço

Toda quinta-feira, João Gordo publica um vídeo no qual ele convida personalidades (carnívoras ou não) para comer um prato vegano preparado por ele em sua própria cozinha. Com quase 150 mil inscritos, o canal tem vídeos como “Quibe Vegano com Astrid Fontenelle”, “Peixe de tofu com Mano Brown”, “Pastel vegano com Léo Madeira”, “Copitos Veganos com Fernanda Young” e “Dogão Vegano com Marcelo Rubens Paiva”.

Made By Choices

Com uma receita por semana, o canal português Made By Choices publica vídeos de receitas saudáveis, simples e 100% vegetarianas, preparadas com ingredientes naturais, cereais integrais, gorduras saudáveis, frutas e vegetais. Por lá é possível aprender a cozinhar cogumelos recheados, salada de grão e abacate, broa de milho recheada com legumes, chips de batata doce, crepe de espinafre, bolo de cenoura vegan, barras de proteína e panna cotta vegan.

(Foto: Flavio Giusti, do VegetariRango - reprodução da página www.facebook.com/VegetariRANGO)

indicas.com.br

COMENTÁRIOS