Encontre aqui

Notícias

05 de Setembro de 2017 às 10h06

Novas estações do metrô começarão a funcionar nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, (6), três novas estações da linha 5-Lilás do metrô serão inauguradas. São elas as estações Brooklin, Alto da Boa Vista e Borba Gato. A expectativa da CPTM junto ao Governo do Estado é de que as novas estações da linha beneficie mais de 60m mil habitantes da região.

Como esperado, elas funcionarão em período fora do horário de pico e separada das outras estações da linha. De acordo com o Governo, elas serão abertas às 10 horas e fechadas às 15 horas, de segunda-feira a sábado. Aos Domingos serão realizados reparos, testes e ambientação para que elas comecem a funcionar em todo o período.

O serviço será gratuito para quem for utilizar o trecho que compreende Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. Os passageiros que quiserem seguir viagem terão que ao desembarcar, passar pelo bloqueio e pagar a passagem para utilizar o restante da linha. Apenas uma composição fará o novo trecho, num esquema de ida e volta pela mesma via, ou seja, o intervalo será alto, possivelmente acima de 10 minutos.

Estação Brooklin

As estações começarão a funcionar mesmo incompletas. Alto da Boa Vista terá dois acessos abertos, porém, elevador só na entrada principal. Borba Gato funcionará com dois dos três acessos – o prédio localizado na avenida Adolfo Pinheiro ainda está em obras. Bicicletários estarão disponíveis nas três estações.


Já as portas das plataformas, com o mesmo design da linha 4 - Amarela, estão atrasadas por culpa da Bombardier, segundo nota da Secretaria de Transportes Metropolitanos, não funcionarão por enquanto. Em Brooklin, onde já começaram a ser montadas, a previsão é que sejam entregues em outubro. Já Alto da Boa Vista e Borba Gato, ficarão para 2018, pois sequer foram iniciadas. Em nota, o metrô multará a empresa canadense pelo atraso.

Estações funcionarão mesmo inacabadas

Imagens: SP Metrô/ Governo Estado de São Paulo (divulgação)

Ainda este ano mais seis estações devem começar a operar: Eucaliptos, Moema, AACD - Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Somente uma estação deve ser entregue em 2018: Campo Belo. A obra que estava prevista para ser entregue completa em 2015, teve o prazo revogado para o mês de Agosto e o mesmo foi adiado para esta semana.


A linha 5-Lilás fará interligação com a linha 1-Azul, na estação Santa Cruz e Chácara Klabin, linha 1-Verde. Com a inauguração da estação Campo Belo, será interligada também ao monotrilho, linha 17-Ouro.



indicas.com.br