Encontre aqui

Notícias

22 de Setembro de 2017 às 16h54

Solicitação de cartão do idoso tem aumento exorbitante na capital

Desde o dia 1º a Polícia Militar e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), começaram a multar carros que estacionam em vagas demarcadas para deficiente físico e idosos que se encontravam sem identificação. O que ocasionou o aumento de 330% no aumento de agendamento de credenciais nos postos da capital.

Segundo o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), antes dessa data cerca de 300 pessoas por dia pediam a credencial especial e, depois da aplicação da nova lei, o atendimento aumentou e gira em torno de 1.300 por dia.

A multa para quem desrespeitar as vagas especiais é de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por infração gravíssima. Segundo nota, além dos motoristas, os estabelecimentos que não se adequarem poderão sofrer punições.

Como solicitar

O cartão pode ser expedido pelo Detran ou pelas prefeituras do município do solicitante desde que integrado ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

O solicitante deve comparecer à unidade de atendimento (Ciretran ou Seção de Trânsito) do município de domicílio com os seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – original e cópia simples , comprovante de endereço em nome do idoso- original e cópia simples
e formulário de requerimento do Cartão do idoso – original.

O cartão tem validade em todo o território nacional e poderá ser utilizado nas vagas sinalizadas com a inscrição “Idoso” e apenas o original deve ser utilizado, não sendo permitida a utilização de cópias.Além disso, o documento só pode ser utilizado pelo titular, em qualquer veículo, não importando quem é o proprietário ou quem está dirigindo.

O Cartão também deve ser utilizado nas vagas sinalizadas em locais privados como shoppings, supermercados e bancos, o que não isenta o pagamento nas vagas sinalizadas em áreas de Zona Azul. Em caso de perda, roubo ou furto, é necessário a apresentação da cópia do Boletim de Ocorrência onde deverá constar o ocorrido.

Veja quais são os postos de atendimento:

Prefeitura Regional e DSV, em Pinheiros;

Prefeitura Regional de Aricanduva, na zona leste;

Departamento de Transportes Públicos, no centro e posto móvel na AACD.

Na segunda-feira, 25, será inaugurado também o posto da Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi.

indicas.com.br