Encontre aqui

Notícias

18 de Janeiro de 2018 às 20h04

Krav Maga: a arte israelense de defesa pessoal

A insegurança é tão grande que muitas pessoas evitam sair nas ruas sozinhas até para um simples passeio. O medo se torna um obstáculo até mesmo para as atividades mais banais, como ir à padaria ou à academia. Entre as atividades mais indicadas na reconquista da auto-confiança está a prática das Defesas Pessoais, e entre elas, uma das mais efetivas, sem dúvida, é o Krav Maga (pronuncia-se Krav Magá).

Criado na década de 40, por Imi Lichtenfeld, o Krav Maga é a Defesa Pessoal do exército Israelense. Em hebraico: Combate de contato, tem sido a solução e a segurança de muitas pessoas da região.

O objetivo é: atingir o alvo nos pontos sensíveis com a maior transferência de peso e velocidade. Não é necessário força ou arma, arte ensina o aluno a analisar a situação e sair dela com vida.

Até 1964 o Krav Maga era uma arte secreta do Mossád e das unidades de elite do exército Israelense que posteriormente, em forma de defesa, foi ensinado para população e demais unidades do exército. Em 1987, começava a globalização e divulgação da defesa com o primeiro curso de Krav Magá fora de Israel, no FBI.

Hoje, no mundo todo, a grande maioria das unidades de elite, serviço secreto, combate ao terrorismo e polícias especiais, praticam o Krav Maga.

A arte foi introduzida por Mestre Kobi no Brasil e na América Latina em 1990. Hoje, em São Paulo, são 22 academias credenciadas pela Federação Sul Americana de Krav Maga e todos instrutores são supervisionados por ele.

Em conversa com a Indicas, o instrutor do Krav Maga Santo Amaro, Celso Carmelo Jr, explicou que qualquer pessoa pode praticar independente de idade, peso, altura ou sexo. Todas as pessoas podem praticar, pois os movimentos são curtos e rápidos e não exigem força física. As aulas tem duração de uma hora separadas em preparo físico e técnico, sendo também uma alternativa de atividade física, uma vez que a média de gasto calórico é de 500 a 600 calorias por aula.

Perguntamos se a procura pela Defesa Pessoal subiu devido ao aumento no índice de violência da região e Celso nos explicou que muitas pessoas procuram a academia por se sentirem inseguras nas ruas e locais públicos. “Hoje as turmas são mistas, não há limite de idade e temos aproximadamente 30% de mulheres nas academias”.

O instrutor também ressaltou de que no Krav Maga o aluno não aprende a bater e sim a se defender. Existe conscientização e muito treinamento para que o aluno evite determinadas situações, mudando a postura, elevando a autoestima e gerando autoconfiança para que quando necessário saiba agir com eficiência e segurança.

Caso tenha interesse em procurar aulas e saber mais sobre a Defesa Pessoal, vale ressaltar que o Krav Maga é uma marca registrada, e somente instrutores formados e autorizados pela Federação Sul Americana de Krav Maga podem atuar no Brasil. A Federação é o único órgão que pode formar instrutores e credenciar academias, o uso da marca sem a autorização da Federação é crime.


Onde Praticar:
KRAV MAGA SANTO AMARO
(Instrutor: Celso Carmelo)
Rua da Paz, 1735 - Chácara Santo Antônio
Central de Atendimento: (11) 3871-1333
Facebook: www.facebook.com/kravmagasantoamaro
Site da Federação: www.kravmaga.com.br
indicas.com.br

COMENTÁRIOS