Encontre aqui

Notícias

03 de Julho de 2014 às 11h48

Passeios para se apaixonar por São Paulo

Projeto SampaPé convida cidadãos a descobrirem os mistérios e as histórias da cidade

Após uma temporada fazendo intercâmbio no México, a administradora e fotógrafa Letícia Leda voltou para São Paulo cheia de inquietações. Quando estava fora, criou um forte laço com a Cidade do México, isso por conta da forma como se deslocava – principalmente a pé ou de transporte público. “Quando retornei me propus a dar uma chance para a cidade e comecei a andar muito a pé. Foi aí que a gente começou o nosso caso de amor. Fiquei apaixonada por São Paulo e então descobri lugares que nunca havia visto”, conta.

Letícia passou a aproveitar as praças e os eventos culturais em espaços públicos, a entrar em pequenos comércios, reclamar quando havia um semáforo quebrado e, assim, foi se tornando uma cidadã que oferecia carinho, zelo e curiosidade constante a uma cidade que lhe entregava tantas opções. E como esse sentimento não poderia ficar só com ela, decidiu fazer todo mundo amar São Paulo também. Logo fundou o SampaPé, em julho de 2012, com o objetivo de melhorar a relação e a convivência das pessoas na cidade e com a cidade.

O projeto consiste na realização de trajetos culturais em diversas regiões, nos quais os guias contam as histórias e os mistérios dos bairros e dos personagens que passaram por eles. Também são oferecidos passeios arquitetônicos, com foco na estética da cidade e como isso influencia o seu entorno, além de caminhadas com foco em mobilidade e educação. Independentemente do tema, eles estão sempre inventando formas de ver a metrópole.

“As pessoas conceituaram São Paulo como grande, caótica e insegura, e quando caminham percebem que é possível entendê-la de outra forma, mudar a perspectiva, descobrir que a cidade é linda, tranquila, diversa e incrível. Nós temos histórias riquíssimas, mas elas estão esperando curiosos e caminhantes que estejam no ritmo adequado para enxergá-las”, diz.

A programação completa pode ser encontrada no site do SampaPé. Os interessados em participar devem enviar um e-mail de confirmação para sampape@sampape.com.br e comparecer no local indicado na data do evento. O passeio custa de R$ 20 a R$ 30 (pagamento só em dinheiro).

(Foto: Divulgação)

indicas.com.br

COMENTÁRIOS