Encontre aqui

Notícias

25 de Julho de 2014 às 10h25

Conheça o Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

Espaço na Vila Mariana tem acervo com mais de 170 peças que contam a história da corporação

O Centro de Memória do Corpo de Bombeiros foi inaugurado em 2005 com o objetivo de preservar a história da corporação criada em 1880. Localizado em um casarão projetado em 1927, o espaço reúne cerca de 170 peças, entre fotos, reportagens e equipamentos que retratam a evolução do serviço prestado aos paulistas.

Os visitantes começam a viagem ao passado logo na entrada, quando se deparam com os antigos carros utilizados pelos bombeiros. Puxados por burros e mulas, eles tinham um barril com 360 litros de água e deixaram de ser utilizados na década de 1920, com o surgimento dos carros motorizados em São Paulo.

O acervo também conta como foi se transformando o método de comunicação em casos de incêndio. Quando não havia o Corpo de Bombeiros, tocava-se um sino e a própria população e os guardas da cidade apagavam o fogo. Já em 1896, época em que já existia a corporação, passaram a ser utilizadas caixas de aviso, substituídas pelo telefone comum em 1956. As vestimentas utilizadas, os tipos de esguicho, extintores de incêndio, escadas e peças para arrombamento nos resgates são outros itens à disposição dos visitantes.

Há ainda uma sala só com fotos dos incêndios que marcaram a história de São Paulo, como o que ocorreu no edifício Joelma, em 1974, e também no edifício Grande Avenida, no ano de 1981. Os mais curiosos também poderão acessar a biblioteca, que possui mais de 500 artigos literários.

Serviço - Centro de Memória do Corpo de Bombeiros
Local: Rua Domingos de Moraes, 2329, Vila Mariana
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 8h30 às 18h, com visitas monitoradas até às 17h
Mais informações: (11) 5083-7291 ou ccbcentrodememoria@polmil.sp.gov.br

(Foto: Thaís Sant'Anna)

indicas.com.br

COMENTÁRIOS